Após ataques à Venezuela, Trump ameaça realizar operação militar na Colômbia
Um dia após a operação na Venezuela que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro, o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou realizar uma ação militar contra o governo da Colômbia, enquanto o presidente colombiano, Gustavo Petro, classificava como "sequestro" a captura de Maduro. Em conversa com jornalistas, o republicano ainda comentou sobre a possibilidade de uma operação em território cubano e reforçou que Washington "precisa" da Groenlândia.
Initial plugin text
— A Colômbia também está muito doente, administrada por um homem doente, que gosta de fazer cocaína e vendê-la para os Estados Unidos, e ele não vai fazer isso por muito tempo — disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One, em uma aparente referência a Petro.
Questionado sobre a possibilidade de os EUA buscarem uma operação militar contra a Colômbia, Trump respondeu: "Parece bom para mim".
Trump afirmou ainda que Cuba, país que está entre os aliados mais próximos de Caracas, está "prestes a cair", e minimizou a necessidade de qualquer ação militar dos EUA no país.
— Cuba está pronta para cair — declarou o republicano, acrescentando que seria difícil para Havana "resistir" sem receber o petróleo venezuelano, que é fortemente subsidiado. — Não acho que precisemos de nenhuma ação. Parece que o país está prestes a sucumbir.
Petro é um dos maiores críticos do presidente americano e tem questionado duramente as ações militares dos EUA na região sob justificativa de combate ao narcotráfico.
"Sem base legal para realizar uma ação contra a soberania da Venezuela, a detenção se transforma em sequestro", escreveu Petro neste domingo no X.
A jornalistas, Trump reiterou ainda sua afirmação de que a Groenlândia deveria se tornar parte dos Estados Unidos, apesar dos apelos do primeiro-ministro da Dinamarca para que pare de "ameaçar" o território.
— Precisamos da Groenlândia do ponto de vista da segurança nacional, e a Dinamarca não poderá nos prover isso — insistiu o republicano quando questionado sobre o assunto.
*Matéria em atualização
