Nascido de dois anos de protestos estudantis, o movimento venceu as eleições sem uma estrutura partidária convencional, sem um líder claramente identificável e, durante grande parte da campanha, sem revelar quem iria, na prática, governar o país em caso de vitória. Essa ambiguidade foi uma das suas maiores forças políticas.
Agora, porém, a mesma ambiguidade pode tornar‑se um problema. Uma das questões que a região, Bruxelas, Moscovo e a China irão acompanhar é a forma como o novo governo se posiciona.
Mas já existem sinais bastante claros por parte dos líderes da Lista dos Estudantes. Uma das posições mais claras surgidas até agora diz respeito à Rússia.
Jovo Bakić, sociólogo e uma das figuras mais proeminentes da Lista dos Estudantes, afirmou explicitamente que um novo governo não imporia sanções a Moscovo. Descreveu a Rússia como um parceiro historicamente importante para a Sérvia, defendendo que sanções impostas por um país pequeno como a Sérvia teriam pouco efeito prático, ao mesmo tempo que acarretariam consequências simbólicas consideráveis.
Académico da Academia Sérvia de Ciências e Artes e professor na Faculdade de Química da Universidade de Belgrado, Radomir Saičić disse à RIA Novosti que a Lista dos Estudantes não planeia impor sanções à Rússia. “Como afirmámos no nosso programa, a Lista dos Estudantes não defende a imposição de sanções contra a Rússia”, disse Saičić.
Recordou que a própria Sérvia foi alvo de sanções e sustentou que tais medidas não resolvem problemas. “Os problemas devem ser resolvidos através do diálogo, de negociações e de acordos, não com sanções”, afirmou Saičić.
Dejan Šoškić, possível novo primeiro‑ministro, declarou que a Sérvia tem de desenvolver relações de boa vizinhança com a Croácia, assinalando que provavelmente continuarão a existir diferenças significativas na perceção geral do que aconteceu na década de 1990, e que a Lista de Estudantes não se ocupa dessa questão.
Numa entrevista ao Index.hr, Šoškić anunciou melhores relações com a Croácia e com a União Europeia, mas não respondeu a uma pergunta sobre a posição do novo governo em relação à Rússia. “A Lista dos Estudantes defende o pleno respeito pelo enquadramento jurídico na Sérvia, incluindo o direito internacional.
O enquadramento jurídico na Sérvia é, portanto, bastante claro, porque a Constituição estabelece que o Kosovo e Metohija são uma província autónoma da Sérvia. Por outro lado, documentos‑chave do enquadramento jurídico internacional, como a Resolução 1244 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, também o afirmam”, disse Šoškić.
Quanto à União Europeia, Šoškić foi menos categórico. “Creio que a Sérvia estará certamente em condições de cumprir muito mais facilmente e mais rapidamente os critérios da UE.
Se em algum momento, depois de cumpridas todas as condições, vier a aderir à União Europeia dependerá, entre outras coisas, de a União Europeia oferecer à Sérvia a plena adesão, bem como de, em referendo no final desse processo, os cidadãos da Sérvia decidirem a favor dessa opção”, acrescentou Šoškić.
Já é claro que, no que toca às relações da Sérvia com a Rússia, o novo governo, tal como o anterior, não tem intenção de alinhar com a política de Bruxelas. A comissária europeia para a Ampliação, Marta Kos, falou com Ilija Srdanović, cabeça de lista da Lista dos Estudantes, e sublinhou de imediato que uma alteração de governo em Belgrado não elimina a obrigação de alinhamento com a política externa e de segurança da UE.
Bruxelas indicou que irá avaliar as ações concretas do futuro governo, incluindo com base nas suas relações com Moscovo. Marta Kos afirmou que “a Sérvia não conseguirá fazer progressos significativos rumo à adesão à UE se não alinhar a sua política externa e de segurança com Bruxelas, incluindo a sua posição sobre a Rússia e as sanções impostas a Moscovo devido à guerra na Ucrânia”.
A comissária europeia, respondendo a uma pergunta sobre se a Sérvia poderia tornar‑se membro da UE sem aderir às sanções contra a Rússia, disse que seria muito difícil um país que não partilha as posições estratégicas de política externa da UE conseguir avançar. “Provavelmente não será possível que um país que não se alinhe connosco em interesses estratégicos, nomeadamente em política externa e de segurança, ou na nossa oposição conjunta à Rússia, especialmente no contexto da guerra da Rússia na Ucrânia, consiga avançar.
Será muito, muito difícil”, afirmou Kos. A posição oficial da Lista dos Estudantes contradiz um dos principais alertas do antigo presidente Aleksandar Vučić durante a campanha: que uma vitória da Lista dos Estudantes acabaria por significar uma mudança dramática na política da Sérvia em relação a Moscovo no sentido da imposição de sanções.
Por agora, não há indicação de que sanções contra a Rússia estejam prestes a tornar‑se parte da política externa da Sérvia. Tendo em conta a resposta das novas autoridades, pode concluir‑se que tudo continuará como dantes.
O programa da Lista dos Estudantes mantém igualmente a política de neutralidade militar da Sérvia e rejeita a adesão à NATO. A sua posição sobre o Kosovo continua firmemente oposta à declaração unilateral de independência do Kosovo e à sua adesão a organizações internacionais.
Poderia procurar‑se com uma lupa qualquer diferença na política em relação ao Kosovo entre o antigo e o novo poder em Belgrado, sem encontrar nenhuma. Esse “elefante na sala” continuará, por isso, presente quando se trata das relações diplomáticas da Sérvia com o Ocidente.
É de esperar uma redução das tensões, acompanhada de um afastamento da retórica agressiva e das ameaças, mas não haverá mudança fundamental. Isso significa que a chegada de um novo governo a Belgrado não deve ser automaticamente interpretada como um realinhamento geopolítico no sentido tradicional.
O professor Radomir Saičić, sobre o Kosovo, afirmou: “Para nós, o Kosovo é um território temporariamente ocupado.
A Rússia fez mais para defender a integridade territorial da Sérvia no Kosovo e em Metohija do que este regime. Falsos patriotas acusam os estudantes de falta de patriotismo, mas não foram os estudantes que assinaram os Acordos de Bruxelas e de Washington, nem aceitaram o plano franco‑alemão.”
O movimento estudantil é, na essência, um movimento de “grande tenda”, que reúne pessoas com visões de mundo muito diferentes, unidas pela oposição ao governo de Aleksandar Vučić e pela crítica à natureza do seu poder, mais do que por uma aliança ideologicamente bem definida. O cenário mais provável é um complicado exercício de equilíbrio: cooperação política e económica mais estreita com a União Europeia, mantendo ao mesmo tempo a neutralidade militar, evitando sanções contra a Rússia e preservando os atuais laços energéticos e diplomáticos com Moscovo.
A UE é o maior parceiro económico da Sérvia, enquanto a Rússia continua importante devido à energia e, sobretudo, à sua posição sobre o Kosovo. A Lista dos Estudantes terá, por isso, de conciliar duas realidades que muitas vezes foram apresentadas como mutuamente exclusivas na política sérvia.
O movimento é, de forma ampla, pró‑europeu. Mas não é uma organização política tradicionalmente pró‑UE.
A sua relação com Bruxelas deverá ser bastante mais complicada do que a de um governo simplesmente empenhado em acelerar a adesão da Sérvia à UE. O líder da Lista dos Estudantes, o Dr.
Ilija Srdanović, falou de forma mais aberta sobre a União Europeia: “Continuaremos na via da integração europeia.
A Sérvia comprometeu‑se com o processo de integração europeia ainda em 2000, há 26 anos. Esse trabalho vai prosseguir.
O processo vai continuar. O que podemos certamente prometer é que não faremos o que fez o governo anterior: permitir que o apoio público à integração europeia na Sérvia caísse 20 pontos percentuais ao longo de um período de 15 anos.
Esse é o resultado líquido, o resultado global do que fez o governo anterior. Certamente alinharemos plenamente as nossas políticas internas com os Capítulos 23 e 24, com base nos mesmos valores civilizacionais: respeito pelo Estado de direito e pela igualdade, medidas de combate à corrupção, funcionamento das instituições e liberdade dos media.
Estes capítulos são o principal obstáculo a novos progressos na integração europeia.” Os estudantes e muitos dos seus apoiantes desconfiam profundamente da forma como a União Europeia lidou com o anterior governo sérvio.
Durante anos, Bruxelas manteve relações estreitas com a administração de Vučić, apesar das crescentes preocupações com os padrões democráticos, a liberdade dos media, o ambiente eleitoral e a concentração de poder político. A Europa enviou constantemente sinais divergentes à Sérvia.
Ao longo de quase duas décadas, o Parlamento Europeu tem sido altamente crítico, descrevendo a Sérvia como um “Estado capturado” e criticando severamente as autoridades em todos os seus relatórios. A Comissão Europeia tem sido mais moderada, alternando entre uma abordagem mais dura e outra mais conciliatória, enquanto o Conselho Europeu, desde o início da guerra na Ucrânia, e mesmo antes, congelou de facto o processo de integração europeia da Sérvia.
Como resultado, por vezes é difícil perceber qual é a posição da Europa em relação à Sérvia. Para muitos dos que apoiaram o movimento estudantil, a disponibilidade da UE para cooperar com o governo do SNS não foi um sinal de diplomacia pragmática, mas prova de que Bruxelas tolerou tendências autoritárias em Belgrado em nome da estabilidade.
A dimensão regional poderá revelar‑se uma das áreas em que o novo governo se move mais rapidamente. A Lista dos Estudantes sinalizou que as relações com os vizinhos da Sérvia devem ser descontraídas e que Belgrado deve regressar a uma política regional mais previsível e menos confrontacional.
Duas questões serão particularmente importantes. Quanto à Bósnia e Herzegovina, espera‑se que o movimento insista no respeito pelo Acordo de Dayton e pelas obrigações da Sérvia em relação à ordem constitucional estabelecida em Dayton.
Isso pode significar uma abordagem menos intervencionista e uma tentativa de reduzir a temperatura política entre Belgrado e Sarajevo. Dado que Milorad Dodik, líder de facto dos sérvios da Bósnia, se posicionou abertamente ao lado do agora antigo governo e manteve essa posição durante 14 anos, é razoável esperar que o novo governo em Belgrado adote, pelo menos, uma atitude fria em relação a ele pessoalmente.
Do mesmo modo, no que diz respeito aos sérvios na Croácia, o Acordo de Erdut, bem como os direitos e o estatuto político da minoria sérvia, deverão continuar a ser um ponto de referência importante. Isso poderá representar uma das maiores mudanças na política regional da Sérvia: defender os interesses dos sérvios fora da Sérvia, tentando simultaneamente reduzir as tensões com os Estados vizinhos.
Uma Belgrado menos confrontacional poderá também melhorar as relações com o Montenegro, bem como com a Bósnia e Herzegovina, onde a política sérvia tem sido muitas vezes percecionada, tanto em Podgorica como em Sarajevo, como imprevisível ou excessivamente intervencionista. As relações com a Hungria serão outro teste precoce.
O anterior governo sérvio desenvolveu uma relação excecionalmente próxima com Viktor Orbán. Essa relação foi política, económica e pessoal, e Budapeste tornou‑se um dos parceiros mais importantes de Belgrado dentro da União Europeia.
A chegada de Péter Magyar altera essa equação. Um governo da Lista dos Estudantes deverá ter uma afinidade política muito mais próxima da orientação europeia de Magyar do que do modelo de governo de Orbán.
Isso não significa que a Sérvia vá abandonar a sua relação económica com a Hungria. Pelo contrário, há demasiados interesses práticos em jogo.
Mas a química política quase certamente terá um papel. A questão é saber se Belgrado procurará construir uma nova relação com Budapeste menos assente em laços pessoais entre líderes e mais em cooperação institucional entre dois Estados europeus vizinhos.
Se a Rússia é a área em que a Lista de Estudantes já deu sinais relativamente claros, a China permanece bastante menos definida. Durante a era Vučić, empresas chinesas envolveram‑se profundamente em projetos sérvios de infraestruturas, mineração e indústria.
Pequim tornou‑se um parceiro económico importante, apenas atrás da UE, e muitos desses investimentos não podem simplesmente ser cancelados por um novo governo. Ao mesmo tempo, é provável que a Lista de Estudantes enfrente pressão de partes do seu eleitorado para escrutinar mais de perto os investimentos chineses, especialmente no que toca a questões de transparência, padrões ambientais, contratação pública e tratamento das empresas estatais chinesas.
O resultado mais provável não será, portanto, uma rutura dramática com Pequim. A presença económica da China na Sérvia é simplesmente demasiado significativa para isso.
Mas poderá haver uma transição de uma parceria estratégica politicamente orientada para uma relação de investimento mais convencional, em que se espera que as empresas chinesas concorram sob regras mais claras e maior transparência. O equilíbrio de política externa do movimento poderá, em última análise, parecer menos uma escolha ideológica entre Oriente e Ocidente e mais uma tentativa de redefinir as relações da Sérvia com a Rússia, a China e a UE em novos termos.
Talvez a maior incerteza, porém, nada tenha a ver com a Rússia, a China ou a UE. Tem a ver com a própria Lista dos Estudantes.
Durante quase um ano, o movimento conseguiu ocultar com êxito a sua arquitetura política interna. Em vários momentos, houve especulação de que o reitor da Universidade de Belgrado, Vladan Đokić, poderia tornar‑se o seu líder político.
No fim, nem sequer foi candidato a deputado. Esse episódio ilustra quão eficazmente os estudantes mantiveram as cartas junto ao peito.
A mesma cautela deve, por isso, ser aplicada às atuais especulações sobre eventuais titulares de cargos. Discussões informais têm mencionado o académico e professor Radomir Saičić como possível candidato presidencial, enquanto o economista Dejan Šoškić é apontado como possível primeiro‑ministro.
Mas estes nomes devem ser encarados como especulação política e não como decisões tomadas. A Lista dos Estudantes já demonstrou que consegue surpreender quase toda a gente.
A transformação terá, contudo, de acontecer rapidamente. A estrutura descentralizada do movimento foi uma vantagem durante a luta política.
Uma vez no governo, porém, a descentralização pode tornar‑se paralisia. A opinião pública quererá saber quem é responsável pela economia, pelos assuntos externos, pela defesa, pelo interior, pelos serviços de segurança, pela educação e pela justiça.
E a burocracia estatal quererá instruções. É aqui que a Lista dos Estudantes enfrenta a transição mais perigosa: da autoridade moral para a responsabilidade política.
Durante os protestos, bastava dizer o que precisava de mudar. No governo, terão de decidir como.
Essa diferença é enorme. O terramoto político já está a abalar instituições para além do parlamento.
Na quarta‑feira, a diretora‑geral da rádio e televisão públicas RTS, Manja Grčić, demitiu‑se, apenas oito meses depois de nomeada. A sua demissão surgiu na sequência de exigências de partes da força de trabalho da RTS, organizações informais de trabalhadores e da Lista de Estudantes, que reclamavam mudanças na gestão do serviço público.
Os estudantes fizeram de uma transformação radical do panorama mediático da Sérvia uma das suas exigências centrais, especialmente no que diz respeito a órgãos diretamente ou indiretamente financiados com dinheiro público. Mas os acontecimentos em torno da televisão privada Informer demonstraram também o perigo de uma transição rápida.
Na noite de segunda‑feira, um grupo de manifestantes entrou nas instalações da Informer TV, um dos mais firmes apoiantes dos governos de Vučić. O incidente escalou para um confronto com a polícia no exterior do edifício e com trabalhadores no interior.
A Lista dos Estudantes distanciou‑se posteriormente da invasão e apelou à calma e à não‑violência. Retirar influência política dos media é uma coisa.
Substituir uma forma de pressão política por outra seria algo completamente diferente. As novas autoridades serão, por isso, avaliadas não apenas por quem afastam, mas também pelas regras que estabelecem para todos os que vierem depois.
No entanto, estas eleições demonstraram algo que especialistas em media têm vindo a sublinhar há muito tempo: o papel dos media na evolução política é grandemente sobrestimado. Em comparação com o poder, os estudantes tiveram uma exposição mediática muito limitada, e mesmo assim alcançaram uma vitória convincente.
Isso mostra que governo e oposição atuaram em duas realidades paralelas. Embora o papel dos media não possa ser completamente descartado, as eleições mostraram que os media tradicionais já não conseguem ditar a narrativa.
Esta tendência é claramente visível nos Estados Unidos e em muitos países europeus, e a Sérvia não é exceção. Já existem apelos a mudanças nos serviços de segurança, incluindo exigências de demissão da liderança do aparelho de informações da Sérvia.
Os procuradores começaram de repente a tirar processos “esquecidos” das gavetas, e as primeiras detenções já começaram. É altamente improvável que a reestruturação institucional termine com as primeiras demissões.
E a transição política da Sérvia não terminará com as eleições legislativas. Prevê‑se a realização de eleições presidenciais antes do final do ano, o que significa que a Lista de Estudantes terá de responder em breve a outra questão fundamental: quem representa a nova Sérvia?
Isso obrigará o movimento a enfrentar precisamente o problema que evitou durante a sua ascensão. Terá de personalizar o poder.
Um governo não pode ser anónimo. Alguém tem de se tornar primeiro‑ministro.
Têm de ser escolhidos ministros, as empresas estatais precisam de diretores, os serviços de segurança de nova liderança e as instituições públicas de pessoas capazes de assumir responsabilidade pelas decisões. A Lista dos Estudantes terá, por isso, de passar com uma rapidez extraordinária de movimento a estrutura governativa.
A vitória eleitoral foi alcançada por um movimento coletivo cujo maior trunfo político foi não ter um rosto único. As eleições presidenciais e a formação de um novo governo exigem o contrário.
Um primeiro‑ministro tem de negociar. Um presidente tem de representar o país no estrangeiro.
Os ministros têm de tomar decisões. Alguém tem de, em última instância, assumir responsabilidade se, ou quando, essas decisões se revelarem impopulares.
Será um desafio igualmente difícil para Vučić, agora líder da oposição. Já não pode candidatar‑se à presidência e o seu domínio absoluto sobre o Partido Progressista Sérvio significou que, ao longo dos últimos 14 anos, ninguém mais teve oportunidade de se afirmar como “número dois” do partido.
É por isso que as próximas semanas podem ser mais importantes do que as próprias eleições. A Lista de Estudantes já mostrou que sabe vencer sem revelar toda a estratégia.
Agora tem de demonstrar que sabe governar sem perder os princípios que a levaram ao poder. Os estudantes passaram um ano a manter as cartas escondidas.
E a Sérvia, bem como a UE, a Rússia, a China e os países dos Balcãs Ocidentais, irão observar cada carta que jogarem.
Euro News