Apagar apps sem uso e mais: 5 dicas para 'turbinar' o seu PC em 2026

 

Fonte:


Existem alguns truques para otimizar o seu computador para 2026. Além de desinstalar os programas sem uso, é possível remover arquivos pesados e revisar os apps que inicializam com o sistema para trazer liberar mais espaço e deixá-lo mais rápido. Seu PC ainda está com o Windows 10? Veja o que fazer Por que as pessoas preferem fazer compras grandes pelo PC? 5 truques para otimizar o seu PC A seguir, confira as seguintes dicas: Desinstale programas sem uso Faça uma “limpa” nos arquivos Limpe o cache do navegador Revise os apps que inicializam com o sistema Formate o computador 1. Desinstale programas sem uso Ao longo do ano, é normal instalar uma série de programas para testar um navegador novo, editar um vídeo para uma data comemorativa, um jogo que fez sucesso, entre outros casos. No entanto, além de ocupar espaço, esses apps também podem utilizar recursos do PC em segundo plano, deixando-o mais lento. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- Assim, verifique todos os programas instalados no seu computador e desinstale os aplicativos que não são mais utilizados. 2. Faça uma “limpa” nos arquivos O mesmo é válido para os arquivos. Neste caso, verifique se há fotos, vídeos ou demais itens que ocupam uma grande parte do armazenamento e remova-os, a fim de garantir memória para instalar jogos, programas ou fazer download de outros documentos, por exemplo. Outra opção é movê-los para uma mídia externa, como um HD externo, ou salvá-los na nuvem, como o Google Drive, iCloud e One Drive. 3. Limpe o cache do navegador Apagar os arquivos temporários do navegador, também conhecidos como cache, pode não abrir muito espaço ou melhorar o desempenho do PC de maneira tão impactante. Porém, esse processo ajuda a resolver problemas de carregamento de sites e outros bugs. Para excluir o cache, basta acessar as configurações do browser. O processo, no entanto, varia de programa para programa. 4. Revise os apps que inicializam com o sistema Também é recomendável revisar a lista de programas com autorização para inicializar junto com o sistema operacional. Isto impede abertura automática de muitos apps ao ligar o computador e, consequentemente, ajuda a reduzir o consumo de recurso do PC. Veja como fazer o ajuste – por sua conta e risco:

Windows: acesse a aba “Inicializar”, no Gerenciador de Tarefas (Ctrl + Alt + Del). Depois, clique com o botão direito do mouse sobre o programa que deseja desativar;

macOS: acesse a aba “Geral” nos Ajustes do Sistemas e, depois, entre no menu “Itens de Início de Sessão e Extensões”. Remova os apps que você deseja desativar em “Abrir no Início da Sessão”. Cabe ressaltar que nem todos os aplicativos podem ser desativados, pois são necessário para garantir o funcionamento do computador. 5. Formate o computador Se você deseja recomeçar tudo do zero, uma opção é formatar o computador. Ao reinstalar o Windows ou o macOS, todos os dados do sistema são apagados, incluindo os seus arquivos, configurações e programas, mantendo o PC como se fosse novo. Antes de realizar o processo, no entanto, é recomendável fazer um backup de todas as suas informações. Também é válido consultar os manuais ou o fabricante do seu dispositivo para verificar questões de compatibilidade e o local para baixar os drivers. Leia mais: Fim da linha: macOS 26 é o último com suporte a Macs com Intel MacBook Pro M1 vale a pena em 2025? Saiba como economizar muito no MacBook O Linux é realmente uma alternativa ao Windows 11 para o dia a dia? Entenda VÍDEO: Vale a pena COMPRAR UM COMPUTADOR PRONTO ou MONTAR UM PC DO ZERO?   Leia a matéria no Canaltech.