Apagão afetou ao menos nove estados e o Distrito Federal, confirma ministério
Um incêndio em uma subestação no Paraná causou a interrupção no fornecimento de energia elétrica em parte do país na madrugada desta terça-feira (dia 14). Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME) ao menos nove estados e o Distrito Federal foram afetados. O fornecimento já foi estabelecido.
Em nota, o ministério afirmou que a interrupção no fornecimento de luz começou às 00h32m. Naquele momento, ocorreu o desligamento de 10.000MW de carga, após início de incêndio em um reator na Subestação de Bateias.
"O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira controlada, logo nos primeiros minutos, sendo que até 1h30m todas as cargas das Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30m", declarou o MME na nota.
No Rio
No Rio de Janeiro, a Light comunicou à TV Globo que cerca de 450 mil clientes foram afetados pela falha. Segundo a empresa, a interrupção ocorreu devido a um problema no SIN que acionou o Esquema Regional de Alívio de Carga, um mecanismo automático para evitar sobrecargas no sistema.
As regiões mais afetadas foram a Zona Norte, Zona Oeste e a Baixada Fluminense, onde o fornecimento foi restabelecido após aproximadamente 30 minutos. Usuários publicaram sobre a falha nas redes sociais, em um vídeo é possível ver o Aeroporto Santos Dumont ficar completamente às escuras.
Outros estados
No Amazonas, a Amazonas Energia confirmou que a queda de energia atingiu as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. O apagão teve duração de cerca de uma hora.
Em São Paulo, a Enel limitou-se a informar que a falha ocorreu em nível nacional, sem detalhar o número de consumidores afetados ou a duração exata da interrupção.
Outros estados, como Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina também registraram relatos de apagão, mas até o momento não há informações oficiais sobre o impacto em cada região.
De acordo com o MME, o tempo de recomposição do fornecimento de energia foi inferior às ocorrências deste porte já registradas no Sistema Interligado.
Uma reunião com os principais agentes envolvidos na ocorrência está programada para ser realizada ainda hoje, segundo o Operador Nacional do Sistema.
