Ao menos duas pessoas morrem, e outras ficam feridas, em ataque a tiros na Universidade Brown, nos EUA

 

Fonte:


Várias pessoas foram baleadas na Universidade Brown, nos Estados Unidos, neste sábado, informou uma autoridade de segurança pública local enquanto policiais cercavam o campus em Providence, Rhode Island, e procuravam um suspeito. À Associated Press (AP), uma autoridade policial disse que ao menos duas vítimas morreram.

A universidade permaneceu em lockdown no fim da tarde depois que um alerta avisou estudantes e funcionários sobre um atirador em atividade perto de um prédio de engenharia. Um porta-voz da polícia de Providence afirmou que houve várias pessoas baleadas, mas não especificou o número nem o estado das vítimas.

Em um alerta enviado ao campus pouco depois das 16h15 (18h15 no horário de Brasília), a universidade orientou estudantes e funcionários a trancar as portas, silenciar os celulares e se esconder até novo aviso.

Um segundo alerta da universidade, pouco antes das 17h (19h no horário de Brasília), informou que um suspeito havia sido detido, mas a instituição voltou atrás mais tarde e disse que ninguém havia sido apreendido. A universidade continuou a orientar as pessoas no campus a permanecerem abrigadas. Nenhuma informação sobre possíveis vítimas foi divulgada.

“Como último recurso, tome medidas para se proteger”, escreveu a universidade em seu alerta inicial no fim da tarde de sábado. O Departamento de Segurança Pública da Universidade Brown não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário da reportagem.

O Departamento de Polícia de Providence pediu aos moradores que evitassem a Hope Street, perto da Universidade Brown, devido a uma resposta de emergência “intensa”, segundo uma publicação nas redes sociais. Dezenas de ambulâncias puderam ser vistas alinhadas na Thayer Street e na Angell Street, que cortam o campus.

O alerta foi emitido para o prédio de engenharia Barus and Holley, uma instalação de 220 mil pés quadrados, de acordo com o site da universidade.

O presidente americano, Donald Trump, afirmou nas redes sociais que havia sido informado sobre o ataque, e que o FBI estava no local. “Deus abençoe as vítimas e as famílias das vítimas!”, escreveu. O governador de Rhode Island, Dan McKee, disse que as forças de segurança estaduais e as autoridades de gestão de emergências também estavam atuando na ocorrência.