Anvisa aprova novo medicamento para prevenção do HIV

 

Fonte:


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou nesta segunda-feira (12) o medicamento lenacapavir para prevenção do HIV. Vendido com o nome Sunlenca, o remédio é injetável e deve ser aplicado a cada seis meses. Ele é indicado para pessoas sem o vírus HIV, a partir de 12 anos, com peso acima de 35 quilos.

A medicação já tem autorização nos Estados Unidos e na Europa. O Sunlenca é usado como profilaxia pré-exposição (PrEP), estratégia de prevenção para pessoas em maior risco de infecção.

Diferente das opções atuais, que exigem o uso de comprimidos diários, o novo medicamento tem aplicação semestral. Ele não é uma vacina, pois não estimula o sistema imunológico, e atua impedindo que o HIV se multiplique no organismo. Para manter a proteção, o uso precisa ser contínuo.

De acordo com a Anvisa, estudos clínicos demonstraram a alta eficácia do lenacapavir. Em uma das pesquisas, não houve registro de novas infecções entre mulheres cisgênero que utilizaram o medicamento, ou seja eficácia de 100%. Outro estudo apontou proteção superior à 96%, em relação a PrEP oral diária. Em 2025, a Organização Mundial da Saúde passou a recomendar o lenacapavir como opção adicional na prevenção combinada contra o HIV.

Apesar da aprovação pela Anvisa, o Sunlenca ainda não está disponível no Sistema Único de Saúde. O medicamento aguarda a definição de preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, e a possível oferta na rede pública deverá será avaliada pelo Ministério da Saúde e pela Conitec.