Aneel determina que distribuidoras de energia de SP e RJ reforcem planos de contingência por risco de temporais

 

Fonte:


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou nesta terça-feira (16) que as distribuidoras de energia de São Paulo e do Rio de Janeiro reforcem os planos de contingência nos próximos dias, diante do perigo de temporais nessas regiões.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu hoje um alerta para eventos climáticos severos, com possibilidade de chuvas fortes e ventania, entre hoje e amanhã.

O comunicado enviado às concessionárias estabelece que os planos devem incluir mobilização adicional de equipes para atuar na recomposição do sistema em caso de falhas, além de procedimentos para colaboração com órgãos públicos, como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

O pedido da agência tem caráter preventivo, mas o descumprimento poderá levar a processos de fiscalização e à aplicação de penalidades contra as concessionárias de energia, conforme destacou a Aneel no documento.

A agência também solicitou que as empresas enviem informações preliminares de ocorrências relevantes nos sistemas de distribuição de eletricidade.

A determinação acontece em meio à crise provocada por um apagão na Grande São Paulo, após um vendaval histórico atingir o estado na última quarta-feira. Mais de 25 mil imóveis atendidos pela Enel continuam sem luz, mas a distribuidora diz que a operação está dentro do padrão de normalidade. A distribuidora também é responsável pelo fornecimento de energia para 3 milhões de clientes em 66 municípios do Rio de Janeiro.