Análise: Botafogo tem Kauan Toledo como destaque em derrota de virada marcada por expulsão boba
Ainda com um time formado por jogadores do sub-20, o Botafogo sofreu a primeira derrota no Campeonato Carioca neste domingo, no 2 a 1 para o Sampaio Corrêa. Após sair na frente do placar com Kauan Toledo logo aos cinco minutos, o alvinegro viu a expulsão boba do lateral-direito Rogério, de 17 anos, mudar o cenário da partida. Com um a mais, a equipe de Saquarema soube aproveitar o espaço deixado pelos jovens da base botafoguense e virar o placar com Rodrigo Andrade e Marreta.
O lance que condicionou a partida se deu aos 27 minutos da primeira etapa. Após receber lançamento do goleiro Raul, Rogério errou domínio e, ao disputar a bola com Ewerton Potiguar, acertou o joelho do atacante do Sampaio Corrêa com as travas da chuteira. Um erro natural da idade. O árbitro Júlio César de Oliveira deu cartão vermelho direto.
Ainda assim, há o que se tirar de positivo para o Botafogo na partida de ontem. Destaque do time, Kauan Toledo tem chamado a atenção pela qualidade técnica e pelo condicionamento físico. Aos 19 anos, o atacante vem de uma sequência de cinco jogos em oito dias, sendo dois pelo time profissional como titular, e com a mística camisa 7, e outros três pela Copinha. E, mesmo em meio ao cansaço, o jovem tem demonstrado todo seu potencial, tendo marcado três gols e dado outras três assistências.
Incansável: autor do gol do Botafogo contra o Sampaio Corrêa, Kauan Toledo fez cinco partidas nos últimos oito dias
Arthur Barreto/Botafogo
— É uma honra vestir essa camisa. O Luiz Henrique é uma inspiração para mim, e o Garrincha também — disse o jovem.
E é provável que esse número de jogos aumente ainda mais. Toledo deve ser opção no banco de reservas do Botafogo hoje, às 21h, contra o São Paulo, pelas quartas de final da Copinha. Além dele, há outros nomes que podem ser relacionados, como o volante Lucas Camilo. Autor de um dos gols da vitória contra a Portuguesa, na primeira rodada, o meia é titular do time sub-20.
A próxima rodada do Campeonato Carioca marcará a estreia do time principal do Botafogo em 2026 e, consequentemente, do técnico argentino Martín Anselmi no comando da equipe. O alvinegro receberá o Volta Redonda no Nilton Santos na quarta-feira, às 19h.
Como segue punido com o transfer ban, já que ainda não pagou a dívida junto ao Atlanta United pela compra de Thiago Almada, o Botafogo não poderá utilizar o zagueiro Ythallo e a atacante Lucas Villalba, reforços contratados nesta janela de transferências.
