‘Amigo secreto express’ no shopping vira opção para troca de presentes em menos de uma hora
Já imaginou fazer um amigo secreto em menos de uma hora? É isso mesmo: fazer o sorteio, escolher o presente e entregá-lo ao amigo sorteado em apenas alguns minutos!
Para os indecisos, o desafio é achar o brinde ideal enquanto o tempo não para de correr. Para aqueles não tem dias de sobra para dar conta das confraternizações de fim de ano, fazer um amigo-secreto dentro do shopping pode ser uma boa pedida.
A ideia é simples: transformar a tradicional brincadeira de fim de ano em algo mais desafiador! Os participantes se reúnem e combinam um período para que todos façam as compras no shopping. Quando o tempo acabar, é hora de se reunir e trocar os presentes.
A influenciadora Martina Trott teve a ideia com o grupo de amigos como uma maneira de celebrar o final de ano com o grupo. Dentro de 40 minutos, eles já estavam trocando os presentes. E quem não respeitasse o tempo...
“A gente combinou de se encontrar à tarde em um sábado no shopping para fazer um amigo secreto express. A gente sorteou os papeizinhos lá na hora e todos teríamos 40 minutos cronometrados para encontrar um presente de até R$ 100. Quem não chegasse dentro dos 40 minutos teria que comprar uma casquinha de sorvete para todos os participantes. A entrega dos presentes foi feita no modo de descoberta ao contrário, em que o presenteado deve descobrir quem vai presentear. E depois da troca de presentes, a gente seguiu para uma atividade divertida para finalizar: a gente foi em um pula-pula daqueles neons de shopping. Foi o meu secreto mais divertido que eu já fiz e eu com certeza faria de novo.”
Ela compartilhou a ideia nas redes sociais e o vídeo já conta com mais de 1 milhão e meio de visualizações.
Initial plugin text
A criadora de conteúdo Camila de Oliveira também aproveitou o almoço marcado com as amigas para sair um pouco do combinado comum. O prazo foi de 45 minutos. Para ela, a variedade de lojas do shopping foi ideal para diversificar os presentes da brincadeira.
“Nós combinamos na época R$100, mas assim, com certeza, esse valor ainda poderia ser reduzido, né? No shopping que nós fomos, havia muitas opções de lojas mais custo-benefício, presentes simbólicos, lembrancinhas. Então, daria para a gente estar explorando bem a ideia da dinâmica, ainda reduzindo esse valor que a gente tinha combinado. Mas a parte mais desafiadora para mim foi me localizar, ainda mais com aquela pressão do tempo, que acaba tornando tudo mais legal.”
Brincadeira que cabe no bolso
A Camila, a Martina e seus grupos de amigos se encaixam na massa de mais de 60 milhões de brasileiros que devem participar de pelo menos um amigo-secreto até o fim do ano, número que corresponde a 36% dos consumidores.
Os dados são de um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, que indicou que a brincadeira deve acontecer principalmente entre familiares, mas também entre amigos e colegas de trabalho.
De fato, usar até R$ 100 para presentear um amigo pode, muitas vezes, pesar no bolso, mas o orçamento para esse tipo de brincadeira deve se adaptar de acordo com o combinado entre os amigos. De modo geral, o amigo-secreto pode ser uma boa maneira de economizar.
Daniel Sakamoto é gerente Executivo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e disse que a pesquisa mostrou que quase 40% dos entrevistados consideram o amigo secreto como uma oportunidade para presentear gastando menos dinheiro:
“Entre aqueles que afirmam que vão entrar na brincadeira, pelo menos metade deles dizem que gostam de participar. A outra parcela afirma que considera uma boa maneira de presentear gastando menos. Porque uma vez que você participa do amigo-secreto, você não precisa comprar presente para todo mundo, você compra só um. Então, é uma boa maneira de economizar. Em média, os consumidores pretendem participar de mais de um evento do amigo-secreto e a previsão, que a pesquisa indica, é de um gasto de aproximadamente R$ 72 com cada presente.”
Apesar de ser apenas uma brincadeira, ela tem um peso para os lojistas e vendedores que estão na expectativa de um alto volume de vendas neste fim de ano. Segundo o levantamento, o amigo-secreto deve movimentar em torno de R$ 6,7 bilhões no varejo nos períodos de Natal e Ano Novo.
