AMD cresce no mercado de servidores e está prestes a superar a rival Intel

 

Fonte:


Já noticiamos algumas vezes aqui o quão bem a AMD tem ido bem no segmento de processadores Ryzen. Agora, novos dados revelam que as CPUs EPYC, voltadas para servidores, já estão em quase 40% dos data centers do mercado, que ainda é dominado pela Intel e seus processadores Xeon. Houve um crescimento gigantesco para o Time Vermelho no primeiro semestre deste ano. 3 melhores processadores da AMD para jogos em 2025 Exclusivo: AMD abre o jogo e fala sobre planos para o Brasil, Ryzen 9000 e IA As informações são do banco de dados do PassMark, um dos softwares de benchmark mais importantes para processadores. Até o fechamento de 2024, a AMD detinha somente 10,8% da fatia desse mercado de CPU para data centers. O primeiro trimestre de 2025 terminou com um crescimento de menos de 2%, mas até o encerramento do segundo trimestre, a participação da empresa comandada por Lisa Su triplicou. Isso, inclusive, fez os lucros do Time Vermelho atingirem patamares históricos. Agora, com o terceiro trimestre em andamento, os processadores AMD EPYC correspondem a 36,5% da fatia de mercado, com o restante ficando para a Intel e suas CPUs Xeon. Olhando o gráfico abaixo, é possível ver que as linhas azul e vermelha andam em ritmo proporcional, já que somente a AMD e Intel têm soluções para esse segmento. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- We checked the data. It seems there is a tender in South Korea and there was some reasonably sophisticated well funded attempt at manipulating the benchmark data in order to influence the tender result. We cleaned up the data today, new updated graph is below. AMD still doing… pic.twitter.com/SJ4cBRJMYq — PassMark Software (@PassMarkInc) July 24, 2025

CPUs AMD EPYC não têm 49% de mercado como estão divulgando O PassMark alerta para uma informação errada e "manipulada", segundo os responsáveis pelo software, que tem sido divulgada pela internet. Um gráfico mostrando a AMD com 49% de participação de mercado, praticamente empatado com a rival Intel, não é verdadeiro e não bate com as informações dos bancos de dados internos. Depois do gráfico enganoso ser publicado, eles postaram o seguinte: "Verificamos os dados. Parece que há uma licitação na Coreia do Sul e houve uma tentativa razoavelmente sofisticada e bem financiada de manipular os dados de referência para influenciar o resultado da licitação. Limpamos os dados hoje; o novo gráfico atualizado está abaixo. A AMD continua indo extraordinariamente bem". Embora a AMD ainda não dispute de igual para igual contra a Intel nesse mercado, é inegável o crescimento exponencial do Time Vermelho nos últimos meses. Assim, é apenas uma questão tempo para vermos o gráfico real mostrando a disputa mais acirrada em um futuro não muito distante. Veja mais do CTUP:

O que é o 3D V-Cache dos processadores da AMD?

3 melhores processadores da AMD para jogos em 2025 Principais características da arquitetura das CPUs AMD Ryzen   Leia a matéria no Canaltech.