Alpine anuncia renovação de contrato com Franco Colapinto
Equipe francesa guardou anúncio para GP de São Paulo e confirmou Colapinto ao lado de Pierre Gasly na equipe para temporada de 2026 da Fórmula 1 A Alpine anunciou na manhã desta sexta-feira (7) a renovação de contrato do argentino Franco Colapinto para a temporada de 2026 da Fórmula 1. O jovem de 22 anos ganhou a vaga de Jack Doohan no início de 2025, e aos poucos foi garantindo seu lugar na equipe comandada por Flavio Briatore. A Alpine aproveitou a data (7/11/25) para brincar com a soma dos números, que resulta em 43, número do carro de Colapinto e fazer o anúncio.
O GP de São Paulo também é o mais próximo de uma corrida de casa para Franco, com muitos argentinos comparecendo ao Autódromo José Carlos Pace para apoiar o piloto de Buenos Aires. Ele é o 29º piloto da história da Argentina na Fórmula 1 e agora deve ter sua primeira temporada completa na principal categoria do automobilismo mundial. Seu companheiro em 2026 será mais uma vez o francês Pierre Gasly, que tem contrato com a Alpine até 2028.
"Sou muito grato a Flavio e a toda a equipe pela confiança que depositaram em mim para ajudar a impulsionar o time no futuro", disse Colapinto ao site oficial da Alpine. "Desde minha estreia na Fórmula 1, eu sabia, dadas as circunstâncias, que seria um grande desafio manter meu lugar neste esporte. Foi uma jornada longa e difícil, e estou muito orgulhoso da oportunidade de pilotar novamente com esta equipe em 2026, ao lado de Pierre, que tem sido um ótimo companheiro de equipe e, sem dúvida, será alguém de quem continuarei aprendendo".
"Finalmente, é muito especial e oportuno fazer este anúncio aqui no Brasil neste fim de semana. Estar tão perto do meu país natal, a Argentina, e de um evento que me parece uma corrida em casa, onde tenho tanto apoio, é muito gratificante. Ter tantos fãs nessa jornada comigo e com a equipe é o que nos motiva a correr, e no ano que vem, quando houver uma reformulação na Fórmula 1, esperamos poder dar a cada pessoa que torce por nós um motivo para sorrir e comemorar de verdade. Vamos Alpine!", celebrou o argentino.
Trajetória de Colapinto na Fórmula 1
Franco Colapinto ganhou sua primeira chance na Fórmula 1 na última temporada, ao substituir o americano Logan Sargeant nas últimas nove corridas de 2024 com a Williams. O jovem se destacou de cara, pontuando no GP do Azerbaijão e também nos Estados Unidos. Mas a contratação de Carlos Sainz fechou as portas para Colapinto na Williams, e assim para 2025 ele assinou inicialmente como piloto reserva da Alpine.
Em 2025, a história voltou a se repetir: Colapinto ganhou a vaga do australiano Jack Doohan, que deixou a desejar nas seis corridas que teve com a Alpine. O início da trajetória do argentino na equipe francesa foi conturbado, com Flavio Briatore criticando publicamente suas performances após o GP da Holanda.
Nas últimas corridas, Colapinto passou a andar mais próximo de Gasly, ainda que os dois tenham brigado apenas no fundo do grid. A piora do carro da Alpine ao longo de 2025 não ajudou Franco, que segue como único piloto ainda sem pontuar na temporada no atual grid da Fórmula 1.
O GP de São Paulo da Fórmula 1 acontece neste fim de semana, entre os dias 7 e 9 de novembro em Interlagos. Nesta sexta-feira, os pilotos partem para a pista às 11h30 para o treino livre e voltam novamente às 15h30 para a classificação sprint, uma prova mais curta, com um terço de duração de uma corrida normal, com largada às 11h no sábado. No domingo, a largada para o GP de São Paulo está marcada para às 14h.
