Alcolumbre sobe o tom contra governo Lula, rebate críticas por cargos e questiona processo de indicação de Messias ao STF: ‘Ofensivo ao Legislativo’

 

Fonte:


O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), criticou a demora do Palácio do Planalto em enviar a mensagem oficial com a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que a conduta interfere no cronograma da Casa. Em dura nota divulgada na tarde deste domingo (30), o presidente do Congresso disse ser prerrogativa do Senado aceitar ou rejeitar a escolha feita pelo presidente Lula para a Corte.

— É nítida a tentativa de setores do Executivo de criar a falsa impressão, perante a sociedade, de que divergências entre os Poderes são resolvidas por ajuste de interesse fisiológico, com cargos e emendas. Isso é ofensivo não apenas ao Presidente do Congresso Nacional, mas a todo o Poder Legislativo — diz o senador.

Alcolumbre acrescenta que “trata-se de um método antigo de desqualificar quem diverge de uma ideia ou de um interesse de ocasião".

— Nenhum Poder deve se julgar acima do outro, e ninguém detém o monopólio da razão. Tampouco se pode permitir a tentativa de desmoralizar o outro para fins de autopromoção, sobretudo com fundamentos que não correspondem à realidade — diz.