'Ainda por aí': polícia diz acreditar que mãe desaparecida de apresentadora americana está viva; o que se sabe sobre o caso?
As autoridades americanas afirmaram acreditar, nesta sexta-feira, que a mãe da jornalista americana Savannah Guthrie está viva, mesmo após ser encontrado sangue na casa da idosa de 84 anos, que teria desaparecido entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, em Tucson, no estado do Arizona.
Caso tratado como crime: polícia dos EUA apura desaparecimento da mãe da apresentadora Savannah Guthrie
— Neste momento, acreditamos que Nancy ainda está por aí. Queremos tê-la de volta em casa — declarou.
O caso desencadeou uma operação de busca e uma corrida contra o tempo para localizar a idosa.
O xerife do condado de Pima, Chris Nanos, afirmou que os primeiros exames de DNA confirmaram que o sangue encontrado na entrada da casa é de Nancy. Apesar disso, quatro dias após o desaparecimento, não há suspeitos identificados.
— Todo mundo é suspeito aos nossos olhos — disse Nanos.
O que se sabe sobre o suposto desaparecimento?
Após a coletiva de imprensa, o filho da desaparecida fez um novo apelo público. Em vídeo publicado no Instagram, Camron Guthrie disse que a família continua sem informações sobre o paradeiro da mãe.
— Quem quer que esteja com a nossa mãe, queremos ouvir vocês. Não ouvimos nada diretamente. Precisamos que entrem em contato para que possamos avançar. Mas primeiro precisamos saber que vocês estão com a nossa mãe — afirmou.
Segundo Nanos, Nancy chegou em casa por volta das 21h48 de sábado, após passar um tempo com a família. À 1h47 de domingo, a câmera da entrada deixou de funcionar. Às 2h12, o sistema registrou a presença de uma pessoa, mas sem imagens disponíveis — podendo também se tratar de um animal. Às 2h28, o marca-passo da idosa se desconectou do aplicativo do celular.
O caso ganhou repercussão nacional. A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, abriu a coletiva diária mencionando o desaparecimento e afirmou que o presidente Donald Trump conversou diretamente com Savannah, colocando o governo federal à disposição para ajudar.
O diretor do FBI, Kash Patel, passou a receber atualizações pessoais sobre a investigação, informou o agente especial da corporação no Arizona, Heith Janke. O FBI também anunciou recompensa de US$ 50 mil por informações que levem ao paradeiro de Nancy.
— Ela precisa de medicamentos diários, e já estamos no quarto ou quinto dia, e não sabemos se ela está recebendo sua medicação, o que pode ser letal — disse Nanos.
Na quarta-feira, Savannah publicou um vídeo ao lado dos irmãos, em que aparece chorando e pede uma prova de vida da mãe, afirmando estar disposta a discutir termos para sua libertação.
— Queremos ouvir vocês e estamos prontos para escutar — disse a apresentadora do programa matinal Today, da NBC News.
Veículos locais relataram o recebimento de bilhetes de resgate, um deles com prazo até a tarde de quinta-feira. Segundo o FBI, qualquer decisão sobre negociação cabe exclusivamente à família.
