Ação de Graças: feriado estrangeiro é comemorado até no espaço; veja vídeo
Em países de cultura anglo-saxã, especialmente os Estados Unidos, a quarta quinta-feira do ano é de celebração do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), cuja tradição envolve um banquete à mesa com os familiares. Mas e quanto aos astronautas em missão, será que eles conseguem comemorar a data? A resposta é sim: um vídeo divulgado pela Nasa mostra detalhes sobre a confraternização realizada em gravidade zero.
EUA: Dois agentes da Guarda Nacional são baleados perto da Casa Branca
Primeira viagem: Leão XIV busca imprimir sua marca em viagem ao Oriente Médio pensada por Papa Francisco
Segundo a Agência Espacial, o feriado é celebrado no espaço desde 1973. A partir de 2000, com a Estação Espacial Internacional (ISS), o Ação de Graças se tornou uma data fixa no calendário orbital. Três semanas após chegarem à estação, o americano William Shepherd e os russos Yuri Gidzenko e Sergei Krikalev celebraram com presunto e peru defumado e enviaram mensagens de agradecimento ao controle da missão.
Uma curiosidade é que a Nasa conseguiu incluir no cardápio espacial o peru ao molho de cranberry e coquetéis de camarão, pratos típicos do Thanksgiving, apenas em 1985, quando a refeição foi servida pela primeira vez para uma tripulação de sete pessoas. O mexicano Rodolfo Neri Vela introduziu o uso de tortilhas no cardápio espacial, pois são práticas e não formam migalhas.
Os alimentos são armazenados em sacos plásticos vedados e devem ser reidratados antes de serem consumidos. O vídeo abaixo mostra como são preparadas as refeições.
Ao longo das décadas, astronautas comeram pratos como peru defumado, purê de batatas, feijão com cogumelos, sobremesas enlatadas e yams caramelizados. Mensagens de agradecimento, chamadas de rádio entre naves e refeições improvisadas marcaram a tradição orbital.
