Abel Ferreira se diz privilegiado por terceira final de Libertadores com o Palmeiras e exalta elenco: 'Jovem e irreverente'

 

Fonte:


Abel Ferreira levou o Palmeiras para a terceira final de Libertadores em cinco anos no clube. Amanhã, às 18h, em Lima (Peru), o alviverde encara o Flamengo em busca do inédito tetracampeonato continental. Campeão nas temporadas de 2020 e 2021, o treinador português se disse privilegiado e grato por poder voltar a esse palco.

— Se me perguntasse, quando eu cheguei, há cinco anos, se eu imaginava disputar três finais de Libertadores: não. Eu sei o quanto é difícil. Sou um privilegiado. Sou muito grato por ser treinador do Palmeiras — se derreteu Abel na coletiva de imprensa anterior à decisão.

O técnico foi perguntando sobre as diferenças entre o elenco do Palmeiras e do Flamengo, e disse que o ponto principal é contar com uma equipe "jovem e irreverente", acostumada a superar adversidades.

— Se olhar para o rival (Flamengo), o elenco é cascudo e experiente. Nossa equipe é jovem e irreverente, tem presente e muito futuro, uma equipe com muito potencial. Por isso, amanhã, temos que levar o que nos trouxe até aqui. Espírito coletivo muito forte e uma cultura capaz de virar resultados quando ninguém acredita — disse ele.

Os dois estão disputando o título do Campeonato Brasileiro, mas, a duas rodadas do fim, o Flamengo se encontra cinco pontos na frente (75 a 70) e com nove dedos na taça. Para Abel, porém, é importante que isso nem entre na cabeça dos jogadores para a final deste sábado.

— Há duas competições complemente diferentes, uma coisa é o Campeonato Brasileiro, outra é a Libertadores. Uma derrota, um empate, dez vitórias e 30 gols marcados. Chegamos na final com mérito, consistência, talento e muito esforço — ressaltou. — Do primeiro ao último segundo, vamos dar o melhor de nós com foco e clareza para conseguir dar mais um título não só aos torcedores, mas a nós mesmos, por tudo o que foi este ano. Queremos, merecemos e podemos.

— Tenha a certeza que hoje vou dormir descansado porque tenho a consciência tranquila de que fiz tudo que eu podia para preparar meus jogadores. Eu trabalho para servir os outros, para dar o melhor de mim para ajudar os outros. É a minha missão principal como treinador — destacou.

Weverton joga?

O jogador escolhido para dar a coletiva ao lado de Abel Ferreira foi Weverton. O goleiro é dúvida para amanhã por conta de uma fissura na mão direita, e Carlos Miguel deve ser titular novamente. Perguntado sobre sua condição de jogo, ele deixou a decisão nas mãos de Abel.

— O chefe aqui é quem sabe — brincou Weverton apontando para Abel. — O que eu sei é que, não só eu mas todos os meus companheiros, estamos nos preparando muito bem, fazendo o que é preciso ser feito todos os dias, para que o nosso objetivo seja alcançado. A gente chegou aqui por méritos, por competência, fizemos muito esforço e sacrifício. Que a gente possa encerrar da melhor forma possível, conquistando mais uma taça.