A questão do Enem que nem os professores de Matemática conseguiram responder
Uma questão de Matemática do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) está dividindo professores acostumados com a prova. A pergunta 179 (da prova verde) apresentava um desafio de logarítmica, justamente um dos temas mais temidos pelos estudantes. Até agora, ainda não há um consenso de qual seria a resposta certa.
Saiba como: Calculadora Enem 2025 ajuda a simular nota da prova
Enem 2025: Conheça o lagarto que foi tema de questão e é essencial para criação do Ozempic
Veja a questão:
Questão de Matemática do Enem 2025
Reprodução
O professor Ronaebson de Carvalho Ferreira, mestre em Matemática pela UFPB, afirma que o enunciado da questão não deixa claro se o t da equação representa o instante no tempo, o que ele chama de referência absoluta, ou a duração do uso (o tempo decorrido, uma referência relativa). Isso, na avaliação de especialistas, faz toda a diferença para a resposta certa.
"Se interpretarmos t como instante, a resposta correta é a letra A. Por outro lado, se entendermos como duração, a correta seria a D", diz o professor, em uma publicação numa rede social. Ainda na avaliação dele, a questão "não está bem elaborada, abrindo margem pra dupla interpretação".
O professor Frederico Torres, estatístico e criador do curso Mente Matemática, chegou a corrigir a pergunta como D. No entanto, recebeu ponderações de alunos e depois passou a achar que era a A.
— Vou entender se o gabarito vier a letra A ou a letra D. Eu anularia, mas não sei se vai acontecer. Se o gabarito vier a letra D, vai prejudicar alunos que são bons alunos e tiveram a maldade de pensar além. Se vier letra A, há a possibilidade de ter pouco impacto na nota de quem errou — avaliou o professor nas redes sociais.
O mistério será resolvido na próxima quinta-feira, quando os gabaritos oficiais do segundo dia de aplicação do Enem serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
