
A nova era dos festivais: tecnologia e imersão criam laboratórios de marca

A era dos grandes festivais transcende a simples reunião de público e shows. Consolidada como verdadeiros laboratórios de marca, essa modalidade de evento utiliza a tecnologia como motor central para criar experiências imersivas e altamente engajadoras. HJ Conference anuncia expansão para 2026 e reforça inovação no interior de SC Adobe mostra como a IA já redefine marketing e segurança digital Empresas como Itaú e Volkswagen estão entre as tendências no mercado de eventos, usando grandes palcos como o paulistano The Town para integrar produtos e valores em narrativas digitais e interativas. O próximo grande marco dessa evolução é o Tomorrowland Brasil 2025, que acontece neste mês de outubro e serve como termômetro para as inovações que virão. Tomorrowland Brasil: tecnologia da magia ao cashback A expectativa para o Tomorrowland Brasil 2025, conhecido por sua cenografia épica e imersão tecnológica, reforça e eleva a tendência de mercado já demonstrada por outras grandes marcas. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- O festival se posiciona como a próxima grande vitrine dessa inovação. Espera-se que a tecnologia vá além da iluminação e dos visuais no Main Stage de 160 metros de largura, permeando a jornada do público. No ano anterior, o Tomorrowland Brasil já havia impressionado por consolidar o pagamento rápido sem dinheiro físico com o uso de pulseiras cashless e realizar um impressionante show de 600 drones, em parceria com o DJ brasileiro Alok — essa união de arte e engenharia elevou o evento à referência de maior exibição do tipo na América Latina. Imagem: Reprodução/Canaltech-Anaisa Catucci Para 2025, a tecnologia deve garantir a estabilidade do sinal para aplicativos interativos de festival e a cenografia ambiciosa do tema "LIFE" sugere o uso massivo de realidade aumentada (AR) para transformar o cenário ao vivo na tela do celular do público. Além disso, também há uma integração de conceitos de Web3 e criptoativos, a exemplo da parceria com a Bybit que oferece cashback na compra de ingressos. Essas ações visam transportar o visitante para o universo da marca, estabelecendo um novo padrão para o entretenimento ao vivo, onde a experiência digital se funde com a física. Tecnologia facilita a jornada financeira e emocional O Itaú consolidou seu papel de protagonista ao demonstrar que o patrocínio vai muito além da visibilidade. Na última edição do The Town, que ocorreu em setembro, a marca assumiu o papel de grande facilitador da jornada do consumidor. Rodrigo Montesano, head de experiências de marca e patrocínios do Itaú Unibanco, explicou que a estratégia é unir o core business à diversão. O grupo utiliza a tecnologia para tornar a vivência mais fluida, oferecendo diversas formas de pagamento, incluindo cartão, Pix por aproximação e QR Code, e concedendo cashback em pontos para quem utiliza seus serviços, reforçando o uso do Super App. As ativações simulam a navegação no aplicativo, unindo inovação, tecnologia e design. Montesano destaca que as experiências, como jogos interativos inspirados nos Cofrinhos Digitais e no controle de gastos, utilizam o sistema para educar o público sobre finanças de forma lúdica. "A tecnologia ela é aliada, ela potencializa, mas a gente não pode tirar de foco a experiência das pessoas. No final do dia, elas querem se conectar", afirmou o executivo durante entrevista ao Canaltech no festival, ressaltando o foco na customização e na conexão emocional por meio da música e da arte. Lançamento, conectividade e experiências digitais aceleradas A Volkswagen transforma os grandes eventos em uma vitrine de sua jornada de mobilidade e inovação. A forte presença em festivais como o The Town (2023, 2025) e o Rock in Rio (2024) demonstra a crença da marca na proximidade emocional com o público. A relevância dessas ativações é tamanha que veículos especializados, a exemplo do Canaltech, são convidados pela própria marca para cobrir a área e detalhar a aplicação da tecnologia em seus espaços. Isso sublinha como o festival é percebido pela indústria automotiva: um ambiente de lançamento de conceitos e de demonstração prática da evolução tecnológica da marca. “A Volkswagen possui uma conexão com as pessoas que poucas marcas têm. É um laço tão forte que as pessoas tatuam [a marca] e falam muito bem do carro. O território da música é um pilar estratégico crucial para sustentar e ampliar essa proximidade única", explica Ciro Possobom, CEO da Volkswagen no Brasil. Imagem: Reprodução/Canaltech-Anaisa Catucci A edição mais recente do The Town serviu como palco para apresentar o novo SUV compacto, o Tera, que inclusive ganhou uma versão especial: a Tera Outfit The Town Edition. A ativação da marca ofereceu simuladores de direção de alta fidelidade que mostravam na prática os sistemas de assistência ao motorista (ADAS) e a evolução da interface digital do veículo. O conceito central era o de "chegar conectado", com o Tera destacando-se pela sua conectividade embarcada, pelo painel digital e pela central multimídia de última geração. A representatividade da marca foi crucial no lançamento do modelo. A apresentadora Sabrina Sato é a estrela da campanha do Novo Volkswagen Tera, reforçando o conceito de que o carro é "chegar conectado" com a tecnologia. Em coletiva durante o The Town, Sabrina revelou ter usado o Golf do irmão na juventude, articulou a identificação do público com o novo veículo, destacando a união de atributos que vão além da estética e descreveu a combinação do SUV. "Tudo o que sonhamos em um carro, o Tera tem. Principalmente para nós, mulheres que amamos moda, seguras. Ele tem segurança máxima, custo-benefício; é lindo, tecnológico e fala com você... combina demais com a gente." Leia mais: Adobe aposta no GEO e lança LLM Optimizer para guiar empresas na IA Estudo da Oracle projeta impacto de até US$ 1 tri na América Latina em 13 anos OpenAI se torna a startup mais valiosa do mundo com avaliação de US$ 500 bilhões Leia a matéria no Canaltech.