20 de novembro é feriado? Veja o que abre e o que fecha no Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e remete à trajetória de Zumbi dos Palmares, líder quilombola e símbolo de resistência contra a escravização de pessoas negras no Brasil. Em 2025, a data caiu em meio de semana, e vai ocasionar mais um feriado prolongado no calendário. Mas o que abre o que fecha nesta quinta-feira?
Leia também: Rede de hotéis é condenada a pagar indenização após discriminar garçonete por cabelo ruivo
Antônio Gois: A relevância do diploma
A data é feriado em todo o país. Por cair no meio da semana, órgãos públicos, escolas e empresas tendem a adotar o ponto facultativo no dia seguinte, sexta-feira. A definição, porém, depende de cada instituição.
Estados e municípios devem publicar orientações próprias sobre o funcionamento de serviços. A tendência é de redução no expediente público e bancário na sexta-feira, o que deve formar um fim de semana prolongado em grande parte do país.
História de resistência
O 20 de novembro se consolidou por marcar a morte de Zumbi, em 1695, após quase um ano de fuga das tropas comandadas por Domingos Jorge Velho e Vieira de Mello. O líder quilombola havia sido ferido na ofensiva que destruiu o mocambo do Macaco, o principal núcleo do Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, atual Alagoas. Com cerca de 20 mil habitantes, Palmares superava em população a maioria das cidades brasileiras da época, quando o país tinha aproximadamente 300 mil moradores — sem contar os povos indígenas.
A história de Zumbi começa em 1655, quando nasceu e foi batizado como Francisco. Levado ainda criança por colonizadores, retornou aos 15 anos ao quilombo, então sob comando de seu tio, Ganga Zumba. O território era estruturado por uma rede de mocambos e tinha na agricultura coletivizada sua principal atividade, com registros também de olarias, oficinas de metalurgia, pecuária e produção artesanal. A prosperidade e a dimensão do quilombo despertavam a reação de proprietários de terra, que financiavam expedições frequentes para tentar destruí-lo.
Galerias Relacionadas
Em 1678, Ganga Zumba negociou com o governo colonial um acordo que dividiu os moradores: os nascidos em Palmares seriam considerados livres, mas quem fugira da escravidão teria de voltar aos seus senhores. A proposta enfraqueceu sua liderança e abriu espaço para Zumbi assumir o comando. Sob sua orientação, Palmares resistiu às investidas coloniais por mais de 15 anos, até ser derrotado no fim do século XVII.
A escolha do 20 de novembro como data da Consciência Negra reforça o papel dos quilombos como espaços de organização política, territorial e social de pessoas negras que fugiam da escravidão. O feriado destaca essa trajetória e valoriza a cultura afro-brasileira.
