100% em casa, Fluminense de Zubeldía tenta garantir a pré-Libertadores em duelo direto com o São Paulo no Brasileiro

 

Fonte:


Fluminense e São Paulo fazem hoje, às 20h30, no Maracanã, um confronto direto no Brasileiro por uma vaga na pré-Libertadores. Em sétimo lugar com 55 pontos, o time carioca precisa de apenas um empate para garantir a classificação, enquanto o paulista, logo atrás com 48, depende da vitória para seguir com chances nas duas últimas rodadas. O duelo marca o primeiro reencontro do técnico Luis Zubeldía com o seu ex-clube.

Se a passagem no São Paulo foi de altos e baixos, o início do comandante argentino no Fluminense é animador. Ele soma sete vitórias, três empates e três derrotas em 13 jogos, o que representa um aproveitamento de 61,5%. Um dos fatores que chamam mais a atenção é o desempenho no Maracanã: 100% como mandante, com apenas um gol sofrido, no clássico contra o Flamengo — vencido pelo Flu por 2 a 1.

A solidez defensiva ficou evidente quando o time saiu em alta com duas vitórias e dois empates após uma sequência contra o G4 do Brasileiro — Flamengo, Palmeiras, Mirassol e Cruzeiro. No empate em 0 a 0 no Allianz Parque, o tricolor se manteve seguro na marcação mesmo com as ausências de Thiago Silva, poupado por conta do gramado sintético, e Renê, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Na ocasião, Ignácio e Thiago Santos formaram a dupla de zaga, enquanto Freytes ocupou a lateral-esquerda.

Lucho Acosta em treino do Fluminense

LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Além dos defensores, Zubeldía também contará com um retorno importante à frente. O cabeça pensante Lucho Acosta ficou fora da última partida por controle de carga, mas participou normalmente das últimas atividades. Outro jogador que deve estar entre os relacionados é Paulo Henrique Ganso, também preservado no jogo contra o Palmeiras.

Ataque pouco efetivo

Por mais que o Fluminense tenha evoluído com a chegada de Zubeldía, o ataque ainda apresenta problemas. Canobbio, Kevin Serna e Everaldo são úteis taticamente, mas, ao mesmo tempo, deixam a desejar no terço final do campo. Apesar de assumir a titularidade nos últimos jogos, o camisa 9 não marca desde a vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, no dia 2 de agosto.

Depois do São Paulo, o Flu visitará justamente a equipe gaúcha para manter o sonho vivo de uma vaga direta na Libertadores. O Bahia é o último adversário, no Maracanã, no dia 7 de dezembro.